Consultoria Industrial - Ráfia






Introdução
- O Portfólio de Atividades que iremos apresentar é um conjunto de diversas ações que poderão ser desenvolvidas em formato de módulos, através de um trabalho de consultoria técnica com o objetivo de identificação, diminuição/eliminação dos desperdícios e resíduos, incremento da qualidade e aumento da produtividade nos processos fabris, de acordo com as necessidades específicas de sua Empresa e na melhor relação Custo x Benefício.
- As atividades contratadas serão desenvolvidas utilizando-se das melhores e mais atualizadas Técnicas de Gestão Industrial, com equipe qualificada e experiência comprovada no segmento, no desenvolvimento e melhoramento de toda a cadeia de fabricação de tecidos pesados para Big Bags, tecidos leves convencionais e laminados para aplicação em sacaria costurada ou soldada (ração, açúcar, sal, fertilizante e farinhas, etc.), alças, cadarços, fios, entre outros.
- Podemos atuar em melhorias desde a formulação das suas receitas de extrusão, passando por todos os processos de fabricação de tecidos, laminação, impressão, acabamentos, manutenção, qualidade, PCP, logística e treinamentos operacionais, de acordo com o que você desejar.
Atividades: Matéria Prima & Extrusão
- Revisão das Formulações de Matérias-Primas – atualização da composição de matéria prima e aditivos utilizados na fabricação das ráfias, buscando melhorar a performance, desempenho, custo e incremento de produtividade nas extrusoras.
- Parâmetros de Processos de Extrusão – avaliação e adequação do processo de extrusão, buscando melhorias das propriedades mecânicas das ráfias atuais (resistência à tração, alongamento, tenacidade, etc.), permitindo desta forma a diminuição das quebras e resíduos nas extrusoras e demais processos seguintes.
- Procedimentos Operacionais do Setor de Extrusão – avaliação e revisão dos procedimentos operacionais, adequando-os às melhores práticas de operação de mercado buscando garantir o aumento de qualidade e eficiência operacional;
- Procedimentos Laboratoriais – avaliação e adequação dos testes nas ráfias produzidas, de forma a garantir que as mesmas estejam adequadas para uso de acordo com os parâmetros definidos nas fichas técnicas.
- Controle de Documentos no Laboratório – análise e adequação do controle da documentação emitida pelo laboratório e áreas técnicas, de forma a garantir que as fichas técnicas e resultados de testes utilizados estejam sempre atualizados.
- Fichas Técnicas de Extrusão e Receitas – avaliação, revisão e adequação das FITEC´s de forma a garantir a repetibilidade do processo produtivo na produção das ráfias.
- Implementações das Alterações Sugeridas – acompanhamento no “chão de fábrica” das implementações junto ao pessoal técnico e lideranças da empresa, através de follow-ups e treinamentos, de forma a consolidar os processos de melhoria levantados pela consultoria.
- Manutenção do Setor de Extrusão – avaliação, revisão e adequação das metodologias/práticas aplicadas no que diz respeito aos respectivos dispositivos/utilidades acoplados (sistema de refrigeração da água, compressores de ar, secadores, dosadores gravimétricos ou volumétricos, resistências, ventiladores, etc.) atualmente sendo executadas no setor (Manutenções Corretivas, Preventivas e Preditiva), diagnosticando oportunidades e definindo planos de ações conjuntos para melhoria de performance dos equipamentos e incremento da produção e qualidade das ráfias produzidas.
Atividades: Tecelagens Bag & Sacarias
- Parâmetros de Processos das Tecelagens – avaliação e adequação dos parâmetros (tecelagens leve e pesada) para obtenção e melhoramento das propriedades mecânicas dos tecidos atuais (resistência à tração, controle de largura, esgarçamento, processabilidade, etc.), permitindo desta forma a diminuição das quebras e geração de resíduos nos processos de tecelagem e demais processos seguintes.
- Fichas Técnicas de Tecidos – avaliação, revisão e adequação das FITEC´s dos atuais tecidos em produção, de forma a obter a melhor relação custo x benefício x qualidade, atendendo as propriedades mecânicas, exigências técnicas e de segurança dos respectivos produtos/mercados/clientes dentro do custo projetado.
- Procedimentos Operacionais dos Setores de Tecelagem – verificação, avaliação e revisão dos procedimentos de operação, adequando-os às melhores práticas de operação de mercado, com objetivo de melhoria da eficiência operacional e da qualidade.
- Procedimentos Laboratoriais – avaliação e adequação dos procedimentos do laboratório têxtil, conforme normas técnicas pertinentes, de forma a garantir que os tecidos testados estejam adequados para uso conforme parâmetros definidos nas fichas técnica e solicitações acordadas com os Clientes.
- Frequência dos Testes – avaliação e adequação da quantidade de testes nos tecidos (estrutura, variação de largura, resistência à tração, alongamento, encolhimento residual, etc.), de forma a garantir que a amostragem definida seja relevante para obtenção dos resultados finais desejados.
- Controle de Envelhecimento por UV – avaliação e adequação da frequência, em conformidade com a respectivas normas técnicas pertinentes, dos testes de intemperismo (%RT/KLY), a fim de garantir que as aditivações praticadas nas extrusoras estejam dentro das especificações e garantias acordadas com o cliente/mercado.
- Manutenção dos Setores de Tecelagens – avaliação, revisão e adequação das metodologias/práticas aplicadas no que diz respeito ao PCM (Planejamento e Controle de Manutenção) e Manutenção nas Tecelagens atualmente sendo executadas (Manutenções Corretivas e Preventivas), diagnosticando oportunidades e definindo planos de ações para melhoria de performance dos equipamentos e incremento da produção e qualidade dos tecidos produzidos.
Atividades: Laminação & Impressão Flexográfica
- Revisão das Formulações de Matérias-Primas – análise e atualização das composições de matéria prima e aditivos utilizados na laminação de tecidos, melhorando a qualidade, performance, desempenho, custo e incremento de produtividade no processo de Laminação.
- Parâmetros de Processos da Laminação e Impressão – avaliação e adequação, dos parâmetros de processo de Laminação e Impressão (controle de larguras, mistura, temperaturas, perfis de canhão, espessura de lâmina, clichês, tinta, solvente, temperaturas das zonas de secagens , anilox, etc.), buscando a diminuição da geração de resíduos e incremento da qualidade e produtividade.
- Procedimentos Operacionais Laminação e Impressão – verificação, avaliação e revisão dos procedimentos operacionais dos setores de laminação e impressão flexográfica, adequando-os às melhores práticas de operação de mercado, com ganho de eficiência, qualidade e diminuição de resíduos.
- Procedimentos Laboratoriais – avaliação e adequação da frequência dos testes do laboratório para os setores de laminação e impressão (delaminação de filme e tinta, gramatura, resistência ao rasgo (Tier Test), cor, estrutura, corte, costuras, soldas, etc.) de forma a garantir que os tecidos produzidos estejam dentro da qualidade e especificações, definida nas fichas técnicas e especificações dos clientes.
- Manutenção dos Setores de Laminação e Impressão – avaliação, revisão e adequação das metodologias e práticas aplicadas no que diz respeito ao PCM, a manutenção das Laminadoras (Coating Machine) e Impressoras Flexográficas, atualmente sendo executadas (Manutenções Corretivas e Preventivas), diagnosticando oportunidades e definindo planos de ações para melhoria de performance dos equipamentos e incremento da produção e qualidade dos tecidos laminados e impressos produzidos.
- Implementações das Alterações Sugeridas – acompanhamento, avaliação e revisão, se necessário, das implementações sugeridas pela consultoria nos setores de laminação e impressão, de forma a consolidar a sua aplicação nos respectivos processos de acabamento (Big Bag, Sacaria Costurada e/o Soldada).
Atividades: Acabamentos de Sacarias & Big Bags
- Parâmetros de Processos dos Acabamentos – avaliação e adequação dos parâmetros de processos dos acabamentos de Sacaria e Big Bags, através da análise de:
- tempos de ciclo das operações de confecção de sacarias e big bags – comparativos entre atual x padrões de mercado (melhores práticas);
- disposição e alocação dos estoques de insumos, produtos intermediários e acabados;
- identificação de gargalos de produção/manutenção;
- capacidade de produção instalada x eficiência atual;
- otimização de carga/equipamento instalado;
- produtividade (scs – bags/operador) atual x mercado;
- processos atuais de manutenção de máquinas e equipamentos;
com o objetivo de diminuição das perdas e incremento de produtividade setorial.
- Análise do Layout Fabril – análise e, se pertinente, propor atualização de projeto específico para disposição dos equipamentos (células de produção), para incremento da produtividade e diminuição do lead time de processo na sacaria e no big bag.
- Procedimentos Laboratoriais – avaliação e/ou definição de plano de implementação de testes de queda de sacaria (drop test) e testes de compressão e resistência de big bags, com respectiva definição da frequência dos mesmos, de forma a garantir que as embalagens produzidas estejam dentro da qualidade acordada/definida na norma de referência ou especificação dos clientes.
- Fichas Técnicas de Embalagens – avaliação e, se necessário, apresentação de um plano para adequar/atualizar as respectivas fichas técnicas dos atuais tipos de sacarias e big bags em produção, de forma a se obter a melhor relação custo x benefício x qualidade, atendendo as exigências técnicas e de segurança dos respectivos mercados/clientes dentro do custo projetado.
Cronograma de Implementação de Atividades
O cronograma sugerido para o projeto escolhido, será adaptado às suas necessidades e urgências de resultados esperados, e poderá ser atendida com um ou mais consultores, a depender da quantidade de atividades definida no projeto a ser contratado.
Os projetos/Módulos serão adequados à sua necessidade e desejo!
Premissas Gerais do Projeto
Para a execução do projeto, você poderá definir prepostos de dentro de seus quadros, com o objetivo de acompanhar a consultoria durante todo o tempo de execução, a fim de absorver os conhecimentos técnicos que serão passados pelos consultores e fazer a posterior multiplicação para os demais prepostos da companhia.
Investimentos
O Investimento para execução, será definido de acordo com a quantidade de atividades e tempo de duração, que irão compor o projeto a ser escolhido por você.
Termo de Confidencialidade
Informações técnicas eventualmente obtidas durante a realização das atividades envolvidas na consultoria, funcionamento, organização ou desempenho da empresa, serão tidas como confidenciais e sigilosas sempre que tal condição for solicitada.